sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Disciplina

Por que falar de disciplina? Primeiramente algumas definições:

  • Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". Também é um dos nomes que se pode dar a qualquer área de conhecimento estudada e ministrada em um ambiente escolar ou acadêmico. (Ler mais)

  • Disciplina indica a representação de fantasias que se relacionam à punição/castigo. (Ler mais)

  • (Disciplinas (mundo das trevas)) Disciplinas são poderes sobrenaturais usados pelos vampiros em Vampiro: a Máscara. Enquanto algumas disciplinas são conhecidas por muitos clãs e são facilmente acessíveis, outras pertencem quase que exclusivamente a um clã ou mesmo uma linhagem. (Ler mais)

  • Os regulamentos que orientam certos corpos, certas assembleias (como a Igreja, o exército, escolas, etc.); instrução moral; educação; ensino; qualquer ramo do conhecimento adquirido pelo estudo; a boa ordem que resulta da obediência à lei. (Ler mais)

  • (Disciplinas) Anthropology, Demografia, Economia, Instrução, História, Linguística. Filosofia, Ciência política, Psicologia clínica e psychology aplicado, Psychology Cognitive e ciência cognitive, Psychology Developmental, psychology social, psychology da personalidade e psychology motivational. (Ler mais)

  • A raiz latina dessa palavra significa aprender. Uma mente disciplinada é uma mente capaz de aprender, que é oposto de uma mente capaz de amoldar-se. (KRISHNAMURTI, J. Sobre a Aprendizagem e o Conhecimento, p. 35.) (Ler mais)

  • Esse quesito se relaciona com vários pontos citados anteriormente. Você vai precisar de disciplina para manter sua saúde (item 2), de forma que você possa trabalhar duro (item 3), e poder focar no produto ou serviço ignorando todo o resto (item ). (Ler mais)

  • [do latim disciplina] – 1. Regime de ordem imposta ou livremente consentida. 2. Observância de preceitos e normas. 3. Qualquer ramo do conhecimento, o que se aprende. 4. Ensino, instrução, educação. (Ler mais)

  • Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. (Ler mais)


    De tantas definições, o que eu acho importante na disciplina não é o emaranhado de regras que querem que sigamos, independentemente do contexto, mas a capacidade que os indivíduos têm de se organizar.
    Admira-me e chama a atenção o que o indivíduo é capaz de fazer com isso, a disciplina. Ora, quando estipulamos horários e seguimos as nossas próprias exigências seja em relação a alimentação, atividades físicas, em relação a atividades cotidianas, ainda que mesmo no trabalho, também pode ser considerado disciplina. Claro que a vida pode ser bem melhor quando cumprimos atividades livremente, mas é sempre bom ver os polos positivo e negativo dessa alternativa. Afinal, na vida sempre tem ambos em qualquer coisa que fazemos ou dizemos.
    Não necessariamente precisamos ter disciplina apenas ao sermos cobrados. Aliás, bom mesmo, é quando isso vem de nós para nós mesmos. Como já apontado em conceitos anteriores, a disciplina, num contexto em que a maioria das pessoas a visualizam, é como algo imposto, regras que devem ser seguidas severamente e acaba causando um certo desconforto. Uma sensação de pressão psicológica, social. Lembro que em uma das aulas que tive em Psicologia da Aprendizagem, recebi alguns "olhares tortos" ao afirmar achava a disciplina necessária pra aprendizagem. Na hora, eu não soube me explicar bem, mas aquela frase que eu soltei, quase que sem pensar, ficou martelando a minha cabeça por semanas. Nunca mais tive oportunidade de explicar o que eu quis dizer. Mas por que algo tão simples foi supervalorizado? O que você pensa sobre a disciplina?
    "Assuma suas responsabilidades!" Ouvimos isso durante toda a nossa adolescência, e, com o tempo, espera-se que não precisemos ouvir mais. Espera-se que sigamos as regras e estejamos sempre disciplinados. Bom... É basicamente isso. A questão é essa: não precisar que um terceiro tenha que lhe lembrar e cobrar responsabilidades que você sabe que tem. 
   É possível levar a vida levemente e ainda assim sermos responsáveis. Eu acredito que, quando definimos metas pra nossa vida e corremos atrás de cumpri-las, torna a conquista algo memorável. É o que ninguém vai te tirar: a felicidade de ter chegado onde queria. Contudo, levando a conversa por esse âmbito, eu acho válido que estejamos sempre reciclando nossas idéias, ou, depois que conseguimos algo... E aí? Ok, ok! Pra quê tanta coisa certinha e organização? Eu me acho na minha bagunça (eu sei como é. Sou assim e acho que isso seria um bom tema)! Vem toda uma ideia - pelo menos para alguns -  de: "vamos curtir o momento!" ou algo como: " a vida é curta e tá ai pra ser vivida ou ainda: "quando a gente segue regras demais e vive em função do futuro, não se vive o presente!". Bom, eu não estou aqui pra discutir todos os pensamentos, mas pra mostrar o meu ponto de vista. Acredito que planejar coisas não é viver em função do futuro, assim como não acho que todos tem que viver em "eternos uniformes certinhos e engomados". Eu acho que fazer planos e sonhar é algo humano e que esses podem conviver plenamente com sua auto percepção de responsabilidade, e com a sua prática dela.
    Em milhares de casos, principalmente quando se trata de aprendizagem escolar, disciplina é algo incogitável. As matérias são dadas de forma solta, lúdica. Eu não discordo com essa maneira de ensinar. Pelo contrário. Quando eu falo disciplina, também não me refiro a ela como lei, aplicada em toda e qualquer circunstância e pessoa. De forma nenhuma! Admiro quem utiliza de métodos criativos para lidar com seus alunos. Os indivíduos tem necessidades que são só deles e cada um tem sua maneira de absorver coisas.
    Enfim... Eu posso até ser um pouquinho metódica, mas isso não pode ser de todo ruim. Organizar as bagunças desnecessárias - porque há bagunças que são perfeitamente bem vindas <3 -  pode ser bastante produtivo.


Nenhum comentário: