terça-feira, 5 de novembro de 2013

Indicando: Laranja Mecânica


Laranja Mecânica (original: A Clockwork Orange) é um filme britânico de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, adaptação do romance homônimo de 1962 do escritor inglês Anthony Burgess. Malcolm McDowell interpreta Alex, o protagonista.
Laranja Mecânica tornou-se um clássico do cinema mundial e um dos filmes mais famosos e influentes de Kubrick. A linguagem utilizada pelo personagem Alex foi inventada pelo escritor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, russo e gírias. (WP, Out, 2013).

Sinopse
No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.


  • Clique na barra no botão "PLAY" e assista por aqui ou seja redirecionad@ para uma outra página com um player maior para assistir: aqui.
Esse filme costura seu enredo com temas tratados pela Psicologia, como o experimento realizado por Pavlov no estudo do condicionamento clássico ou respondente, traduzido no filme pelo condicionamento do Alex (Malcolm McDowell) ao tratamento em que é submetido após ir para a prisão. O tratamento consiste em assistir filmes com cenas explícitas de violência enquanto um medicamento que provoca uma terrível sensação de náusea é administrado.

Entendendo o condicionamento clássico:

O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou Comportamentalismo, que é o conjunto de ideias presente na Psicologia que vê o comportamento como único, devendo ser o objeto de estudo da Psicologia.
O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento Clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. Pavlov fez uma experiência envolvendo um cão, uma campainha e um pedaço de carne. O fisiologista percebeu que quando o cão via o pedaço de carne, ele salivava, o que foi chamado de reflexo não condicionado.
Pavlov também começou a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne.

Rapidamente o cão passou a associar a carne com a campainha, salivando também toda vez que ela era tocada. Essa reação a um estímulo neutro foi chamada de reflexo condicionado. O condicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Assim, esse tipo de condicionamento é importante para explicar a associação (positiva ou negativa) que um consumidor faz de uma marca, por exemplo. O condicionamento clássico também possibilita o entendimento de coisas comuns do nosso dia a dia, como o barulho de um despertador, que por si só não significa nada, mas nós relacionamos aquele barulho ao objetivo de acordar em um determinado momento.

Quanto ao Alex, no filme:
Antes do condicionamento:
1 - Somente as imagens de violência que eliciava a resposta de náuseas: resposta não condicionada;
2 - Somente a música de Beethoven que não provocava resposta de náusea: resposta não condicionada.
Durante o condicionamento:
3 - Inserção da música de Beethoven à visualização das imagens de violência que eliciava a resposta de náuseas: resposta não condicionada;
4 - Somente a música de Beethoven provocava a resposta de náusea: resposta condicionada.

Sempre que o Alex ouvia Beethoven ou presenciava violência, ou até mesmo para praticá-la, ele passava mal, ou seja: comportamento modificado (condicionado). Com base nisso, podemos perceber, também, o reforço negativo. Ao evitar provocar atos violentos, estava tentando evitar as punições. Então, dentro do condicionamento clássico, o reforço negativo funciona na condição de que, extinguindo um comportamento, as punições sejam evitadas. Com o Alex foi assim:

            Comportamento                                                                                    Objetivo

   Cometer violência                               --------------->        Sensações de mau estar e náuseas

  Retirada do comportamento violento   --------------->        Evitamento das sensações de mau
                                                                                                        estar e náuseas

Contudo, ao decorrer do tempo, essa função de indução de um mal estar através das cenas de violência, se não for constantemente estimulada, acaba perdendo força e, com o tempo, será extinta, logo, o que se tem é a volta dos comportamentos violentos, uma vez que a pessoa não se encontra mais em tratamento. Com isso, concluímos que é um método falho, tendo em vista que a pessoa não vai permanecer sendo estimulada a sentir-se mal, sempre que vir ou ouvir cenas de violência e a música de Beethoven, como no caso do Alex.


Referências Bibliográficas:

BRASIL ESCOLA, Condicionamento. 2008. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/condicionamento.htm>. Acesso em Out, 2013.
RIBEIRO, Bruno Alvarenga. Café com Ciência. Psicologia científica ao alcance de todos. 
Laranja Mecânica: uma análise comportamental. Abril, 2013. Disponível em: <http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/2013/04/analise-comportamental-do-filme-laranja-mecanica.html>. Acesso em: Out, 2013.
WIKIPEDIA, a enciclopédia livre. Condicionamento Operante.  Atualizada em: Set, 2013. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_operante>. Acessada em: Nov, 2013.

Nenhum comentário: