quinta-feira, 4 de outubro de 2012

"Dependentes da internet"

         É impressionante como a internet tem ferramentas tanto para nos ajudar quanto nos atrapalhar, principalmente se tratando de estudos (pelo menos no meu caso). 
        Tem horas, dias que estou tentando estudar, mas as redes sociais até parecem chamar meu nome! Me atraem com seus recados, atualizações de pessoas que convivem comigo, atualizações das bandas que mais amo, atualizações de eventos e "n" outras coisas que são ingredientes para a minha não concentração! Agora mesmo por exemplo, era para eu estar estudando, no entanto estou aqui me expressando neste blog. Sei que há muitos que se identificam comigo.
        Pena que há horas que precisamos nos fazer de cegos e surdos e tentarmos nos concentrar no que nos é prioridade, mas percebemos tarde demais. A hora que cai a ficha do tempo perdido, é quando olho para uma prova e vejo a nota baixa que tirei... Aí o negócio complica! Então a pessoa enche o peito, ergue a cabeça e diz: "agora "fu*#%!". Ou então sai decidido no caminho de casa que vai estudar mais, dar menos atenção as redes sociais e focar mais nos estudos... Até chegar na frente do pc, se deparar com o face, blog, msn, ask etc. e... esquecer todas as promessas e se dedicar as novidades da rede. Tudo de novo!
        Logo depois vem a culpa da promessa não cumprida, mas sempre vem a frase "amanhã eu estudo em dobro".. e esse amanhã nunca chega! Parece um ciclo vicioso.. e na verdade é! É quando, para piorar a situação, vem um grupo de cientistas alemães afirmando que a dependência que muitas pessoas apresentam em relação à rede mundial de computadores pode ter uma origem genética e que segundo o estudo, os dependentes da internet apresentam diferenças em um gene que também influencia o vício em nicotina. Nossa! Tudo o que a gente queria: uma desculpa para o nosso vício! Nosso consolo! Não acredita? É verdade! Tá tudo aqui. E ainda mais: os homens estão mais suscetíveis ao vício. Segundo esse estudo, os portadores do gene CHRNA4, que desempenha um papel importante na dependência da nicotina, tem uma maior propensão a desenvolverem o vício de fumar. As pessoas que entram em contato com a substância acabam tendo a promoção da liberação da dopamina - substância responsável pela sensação de prazer -  e que, isso se estende também aos usuários da internet.
     A pesquisa tem resultados recentes, em função disso, haverão mais avaliações a respeito da afirmativa. É meu jovem... Mais uma hora a gente tem que penar na abstinência, ou acabar nos ferrando de verdade! Muito embora isso seja verídico, o vício afeta mais a quem se permite permanecer no mesmo. Eu vou tratar de estudar agora, sofrendo, mas vou!!! Até mais querido leitor!

Bibliografia