sábado, 6 de outubro de 2012

"Comércio de votos"

      Chegou a época das eleições municipais, e é comum em época de eleição haver comércio de voto.  Primeira coisa que se vê são pessoas indo atrás de político para trabalhar na sua campanha para conseguir votos, oferecendo aparelho dentário, pagamento de contas, consultas médicas, pequenas cirurgias, pequenas quantias de dinheiro, tudo em troca de voto. Mas você já parou para pensar que esses pequenos gestos já são a prova inicial de que o candidato é corrupto?
      Pode  até parecer óbvia essa questão para muita gente, mas para outros não. Há uns que dizem "eu vendo meu voto mesmo, qualquer um que ganhar vai roubar de todo jeito" outros que dizem "já que eu ia dar meu voto de graça, vou votar pelo menos em quem me der alguma coisa", sem pensar nas consequências. Nem todos os candidatos são desonestos, começando pelos que não compram voto, isso não prova nada, mais já é um bom começo. Na política é livre fazer campanhas sejam elas nas ruas ou em canais de TV, conquistar voto é um meio honesto, limpo, e cabe a nós eleitores enxergarmos isso.
     Voto é questão de consciência, parar para analisar o passado do candidato, suas propostas, e até que ponto ele está falando a verdade não é tão difícil, ainda mais se parar pra se pensar que é este candidato quem irá comandar o dinheiro público, o nosso dinheiro! Por isso surgiu a "Lei Ficha Limpa".
     A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI), mantém o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto! Para saber mais clique aqui
       O pessoal que irá votar sejam nessas eleições de vereador e prefeito, ou em qualquer outra, utilizem do bom senso, da análise dos candidatos e votem conscientes de que voto não é brincadeira, é o futuro dos cidadãos que está sendo decidido. Denunciem quando virem algo irregular, diga NÃO a corrupção.
- Compra de votos;
- Intimidação com a finalidade de obter o voto em qualquer ambiente ou circunstâncias;
- Uso indevido de bens, serviços e servidores públicos na campanha;
- Propaganda eleitoral irregular;
- Financiamento irregular;
- Distribuição gratuita de bens;
- Situações abrangidas pela Lei da Ficha Limpa.

PONTOS DE RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO ELEITORAL:

GERAL
Disque Denúncia Eleitoral em todo o Brasil
As denúncias podem ser feitas pelos números 4003-0278 (em capitais e regiões metropolitanas) e 0800-881-0278 (demais localidades).

- Tribunal Superior Eleitoral – TSE:
http://www.tse.jus.br/

- Tribunais Regionais Eleitorais:
http://www.tse.jus.br/institucional/tribunais-regionais

- Procuradoria Geral Eleitoral:
http://www.eleitoral.mpf.gov.br/

- Polícia Federarl:
http://www.dpf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil/